Notícias
11/12/2024 | \'OFICIAIS DE JUSTIÇA - ASSOCIAÇÕES, CONTOS E CRIMES\' NOVO LIVRO DE MATILDE SOARES
Já está a venda o novo livro da nossa associada, a advogada Matilde de Paula Soares, oficiala aposentada da Justiça Federal do Paraná. A obra “OFICIAIS DE JUSTIÇA - Associações, Contos e Crimes”, além de trazer uma análise jurídica da Carreira Típica de Estado do Oficial de Justiça (PEC 23/2023), conta com participação de algumas Associações de Oficiais de Justiça e traz, também, alguns contos e crônicas sui generis vivenciados por alguns oficiais de justiça, no cumprimento de ordens judiciais.
Matilde Soares, que é autora dos livros Novo Manual Prático-Teórico do Oficial de Justiça Avaliador Federal e Estadual (3ª Edição) e da obra Citações e Intimações por meio de Aplicativos de Mensagens, revelou vários fatores que a levaram a escrever o novo livro, destacando o respeito e consideração aos oficiais de justiça de todo país, prestando, dessa forma, uma homenagem merecida ao oficialato de modo geral. A autora afirmou que a obra procura quebrar o estigma distorcido que a maioria da população tem a respeito da carreira e da profissão do oficial de justiça. “Grande parte da população supõe erroneamente que os oficiais de justiça fazem apenas citações e intimações. Não percebem ou não sabem das efetivas atividades de riscos enfrentadas diariamente pelos oficiais de justiça, tampouco de que eles exercem atividades internas e externas. Não sabem que quando o oficial de justiça não está na rua exercendo atividades externas, ele está lavrando uma infinidade de autos de penhora, de arresto, de sequestro, de constatação, de busca e apreensão etc., além das infinitas pesquisas e lavraturas diárias de certidões que não raras vezes adentram madrugadas. Não sabem que os oficiais de justiça realizam fiscalização de penas aos sábados, domingos e feriados. Mormente à noite, quando a população está no aconchego de seus lares, os oficiais de justiça estão trabalhando sozinhos e enfrentando riscos de todos os tipos”, enfatizou.
Assim que soube do novo livro, a ASSOJAF Paraná entrou em contato com todas as associações e sindicatos ligadas ao oficialato, solicitando a participação de cada entidade, para que contasse a sua história, e de cada oficial(a) de justiça, com relatos do dia a dia. Matilde Soares disse que quando fez o convite aos presidentes das respectivas associações e aos colegas para participarem da obra com seus contos e crônicas vivenciadas no cumprimento de ordens judiciais, foi no intuito de valorizar e homenagear a carreira. “No início esperava uma participação mais elevada, mas no final consegui atingir todos os objetivos e o livro ficou enriquecido com os textos/artigos e contos daqueles que participaram diretamente. Além do mais, o livro ficou com um valor bem acessível também, conforme previamente planejado com a Editora”, realçou a autora.
A escritora fez um panorama do oficialato federal hoje e no futuro. Para ela, “é certo que os oficiais de justiça têm que se adequar aos avanços e inovações tecnológicas, porém, é judicioso que nenhuma Inteligência Artificial (IA) substitui e nem substituirá o oficial de justiça que é, e sempre será, o agente de inteligência do Poder Judiciário que, efetivamente, estabelece o vínculo pessoal e seguro entre o jurisdicionado e o magistrado. Por outro, é salutar que os Sindicatos e as Associações Nacionais e Regionais continuem atuando junto ao Congresso Nacional a fim de preservar e assegurar os direitos e garantias constitucionais dos Oficiais de Justiça brasileiros”.
Para o presidente da ASSOJAF Paraná, Luiz Zappa, o novo livro de Matilde Soares nos ajuda a refletir sobre o trabalho do oficialato brasileiro e os desafios que nossa carreira tem pela frente. “A autora sempre foi parceira da nossa associação. Sendo em suas obras ou em suas palestras, ajuda a levar o nome da nossa entidade aonde quer que esteja”, assentou Zappa.
A ASSOJAF Paraná vai encaminhar para cada associado(a) um exemplar do novo livro de Matilde Soares. Esperamos que até o final de janeiro todos já tenham recebido a obra.
Para quiser adquirir o livro, basta acessar o link da editora abaixo: